Skip to main content

Creatio é o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Irizar, destinado a potencializar as capacidades de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico do Grupo, tanto para seus produtos de marca própria quanto para os principais componentes da carroceria. Trabalha na inovação com uma visão de longo prazo, visando a melhoria da competitividade sustentável no futuro e o crescimento gerador de riqueza e emprego.

É resultado do constante investimento em inovação industrial como chave da estratégia do Grupo Irizar.

Em 2009, é realizada uma estratégia que impulsiona o crescimento e fortalecimento do Grupo. Há um compromisso com a marca e a Irizar se torna fabricante de ônibus. Simultaneamente, é feito um forte investimento na diversificação industrial e tecnológica, resultando na incorporação de empresas em setores de alto potencial de crescimento, como energia, eletrônica e comunicações, proporcionando as soluções tecnológicas necessárias para a execução de sua estratégia de marca.

Projeto ZeEUS

A Irizar foi a primeira empresa a entregar, em 2014, dois ônibus elétricos na cidade, no âmbito do projeto europeu ZeEUS (Zero Emission Urban Bus System), enquadrado no Sétimo Programa-Quadro e na iniciativa europeia Green Cars. O objetivo é demonstrar a viabilidade econômica, operacional, ambiental e social dos ônibus elétricos como uma alternativa real para a mobilidade em ambientes urbanos.

O projeto conta com 42 parceiros, um orçamento de 13,6 milhões de euros e um prazo de execução de três anos. Testará a validade das tecnologias de zero emissões em oito cidades europeias (Barcelona, Londres, Paris, Varsóvia, Haarlem, Estocolmo, Münster, Pilsen, Bonn e Cagliari) com diferentes ambientes climáticos e geográficos. Esta é uma iniciativa de grande relevância para a Irizar, pois além de ser um dos programas mais importantes em andamento na Europa, servirá como um excelente showcase para divulgar sua tecnologia, além de ser um meio para testar o mercado e avaliar seu próprio produto.

Projeto EBSF2 (2014-2016)

European Bus System of the Future 2, financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. Consiste no desenvolvimento e validação de soluções diversas que combinam a eficiência dos sistemas de ônibus de forma organizada.

Projeto ELIPTIC (2014-2016)

Eletrificação do Transporte Público em Cidades financiado pelo programa H2020 da Comissão Europeia. O objetivo é desenvolver novas unidades de ônibus para otimizar a infraestrutura elétrica existente e os ônibus, economizando energia e otimizando o custo.

Projeto Etorgai IEB

Irizar Electric Bus. Iniciado em 2012 para o desenvolvimento de um ônibus urbano totalmente elétrico.

Em colaboração com Jema, Datik e os centros tecnológicos IK4-Vicomtech, IK4-Ceit e Tecnalia, a Irizar desenvolveu o ônibus totalmente elétrico com uma autonomia de 200 a 250 quilômetros. Para isso, foi desenvolvido um trem de força com base em ciclos de condução reais, otimizando as necessidades de propulsão e armazenamento de energia, além de reduzir significativamente o peso do veículo incorporando alumínio como material principal da estrutura.

Projeto Etorgai IAB

Irizar Assisted Bus – 2013/2015

Com base no desenvolvimento de dispositivos hápticos que facilitam a condução.

Projeto Etorgai ieHCB – 2014-2016

Desenvolvimento de sistemas de alta capacidade de mobilidade elétrica.

SADE: Sistemas de Armazenamento Seguro

O projeto visa investigar e desenvolver uma solução de bateria orientada para a estratégia de carga oportunista na mobilidade urbana. O desenvolvimento incluirá um protótipo funcional, a ser validado e testado em escala de laboratório.

Este projeto foi cofinanciado pelo Ministério da Energia, Turismo e Agenda Digital, no âmbito do Plano Nacional de Pesquisa Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 2013-2016. Referência (TSI-100811-2014-1).

Projeto DURABAT

Projeto financiado pela convocatória "Desafios de Colaboração 2015.

"Promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e uma pesquisa de qualidade".

IZELBUS

Projeto financiado pela convocatória INNPACTO 2012

Trata-se de uma linha de pesquisa em torno do ônibus elétrico, na qual o Instituto Universitário de Pesquisa Automotiva da Universidade Politécnica de Madrid (INSIA) ajuda o centro guipuzcoano a realizar testes de bancada sobre sistemas de armazenamento e propulsão. Isso inclui a caracterização de percursos, elementos embarcados e sensores para medir as necessidades energéticas de cada componente e para "traçar, projetar e dimensionar o que precisamos para oferecer a um operador".

iEMS

Projeto concedido pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) em 2013.

Projeto VEMTESU (2014-2017)

"Desenvolvimento de plataformas Veiculares, Modulares e Autoportantes de Tração Elétrica de Alta Eficiência para Serviços Urbanos" financiado pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) através do Programa Estratégico CIEN.

Definição, design e desenvolvimento de um protótipo de veículo elétrico Irizar i2e para prestação de serviços urbanos. Veículo de tração elétrica permanente, cuja operação em serviço (em ambiente urbano) é exclusivamente elétrica.

Projeto AUTOMOST

O projeto AUTOMOST, intitulado "Guiado automatizado para sistema de transporte dual", foi financiado pelo programa CIEN do CDTI na convocatória de 2016. O objetivo deste projeto é desenvolver tecnologias que permitam a automação de veículos em aplicações de transporte urbano e industrial, visando aumentar significativamente a eficiência, segurança e sustentabilidade


Projeto Etorgai B-APAIN (2015 – 2017)

B-APAIN: Soluções de eletromobilidade para veículos industriais e fabricação inteligente.

Projeto MODELY17 (2017 – 2018)

O projeto MODELY17, intitulado "Investigação e desenvolvimento de novos componentes do trem de força para reduzir as emissões em ônibus", foi financiado pelo programa PID (Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento) do CDTI (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial) na convocatória de 2017.

O objetivo deste projeto é analisar, pesquisar e desenvolver novos componentes de sistemas de propulsão (Power Train) para obter ônibus de baixas emissões mais eficientes, com condução ecológica, grande robustez, segurança e confiabilidade.

eFLEET

Projeto apresentado e aprovado pela SPRI na convocatória HAZITEK 2016, com a participação da IRIZAR S.COOP, DATIK e JEMA. O objetivo geral do Grupo IRIZAR neste projeto é desenvolver tecnologias e estratégias que permitam criar soluções de eMobility (transporte público urbano 100% elétrico) modulares, flexíveis e escaláveis para viabilizar o desdobramento em massa de frotas médias/grandes de ônibus elétricos, minimizando o impacto na rede elétrica, reduzindo os custos de implantação inicial e operacionais.

HI-ADVICE

Projeto apresentado e subsidiado pela SPRI na convocatória HAZITEK 2017, com a participação da IRIZAR S.COOP, DATIK e TRANSPORTES PESA. O objetivo principal do projeto HI-ADVICE é desenvolver um sistema unificado de controle de cruzeiro capaz de realizar uma automação de direção de nível 2 em ambientes interurbanos com alta segurança e eficiência, graças ao desenvolvimento de um novo sistema de percepção que, por sua vez, permitirá a automação progressiva do transporte interurbano.

Projeto eRED-CO2

O projeto eRED-CO2, intitulado "Redução de emissões de CO2 associadas ao desenvolvimento de novas carrocerias", foi financiado pela SPRI nos programas HAZITEK 2018, 2019 e 2020.

O objetivo do projeto é obter uma nova linha de ônibus de longa distância, realizando ações no âmbito da carroceria visando melhorar a aerodinâmica, pesos e consumo, resultando em uma redução de 7,5% nas emissões de CO2.

Projeto iPOWER4.0

O projeto iPOWER4.0, intitulado “Digital-Modelled intelligent powertrain for connected electric bus”, no qual participam Irizar, Irizar e-mobility, Jema, Datik, Alconza, ITS e Virtualware, foi financiado pela SPRI no programa HAZITEK 2018.

O objetivo do projeto é investigar e gerar conhecimento para iniciar a transformação digital dos processos de fabricação de ônibus e a geração de novos produtos/serviços para tornar realidade a terceira geração de veículos elétricos.

Projeto HYBRIDeV (2018-2019)

O projeto HYBRIDeV, intitulado "Ônibus híbrido de classe II 100% elétrico com módulo de controle personalizado", foi financiado pelo programa PID (Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento) do CDTI (Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial) na convocatória de 2018.

O objetivo deste projeto é desenvolver um novo ônibus híbrido de classe II com modo 100% elétrico, através da eletrificação de componentes para alcançar uma maior eficiência e um módulo de controle personalizado.

Projeto SAFERIDE (2019-2021)

O projeto SAFERIDE, intitulado "Segurança hoje para a autonomia de amanhã", foi financiado pela SPRI (Agência Vasca de Desenvolvimento Empresarial) no âmbito do programa estratégico HAZITEK 2019.

O objetivo deste projeto é a pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas além do estado da arte, focadas em produzir um avanço radical no campo da segurança ativa, com o qual, ao mesmo tempo, a Irizar permitirá a integração de elementos fundamentais para a futura Condução Autônoma, conseguindo fabricar ônibus com um nível 2.5 de condução autônoma.

Projeto DriveMOD (2020)

O projeto DriveMOD, intitulado "Sistema Automatizado de Gerenciamento de Zonas de Condução", foi financiado pela SPRI (Agência Vasca de Desenvolvimento Empresarial) no âmbito do programa HAZITEK Competitivo 2020.
O objetivo deste projeto é a pesquisa e desenvolvimento de um sistema de gestão automática de zonas de condução que funciona alterando automaticamente os modos de condução para a circulação de um ônibus por zonas de baixa emissão (LEZ).

iNewGen

O projeto iNewGen, intitulado "Nova geração de ônibus no segmento premium", foi financiado pela SPRI no programa HAZITEK 2021 e 2022.

O objetivo é obter uma nova geração de ônibus modulares com uma plataforma comum onde os diferentes segmentos tenham sua base para uma subsequente personalização de modelo que apresente os maiores avanços tecnológicos em hibridação, conectividade, autonomia de condução, segurança, conforto, consumos, design e durabilidade.

e-WASTE

Este projeto oferecerá às cidades um novo serviço de recolha de resíduos ambientalmente sustentável, baseado na investigação de novas técnicas de eletromobilidade que resultarão em um novo caminhão híbrido. Esse veículo utilizará algoritmos inteligentes para garantir seu funcionamento 100% elétrico dentro dos núcleos urbanos. Além disso, através da implementação de infraestruturas de recarga de acesso público, este projeto promoverá o desenvolvimento urbano baseado na sustentabilidade, eficiência e uso de energia limpa, pilares fundamentais do conceito de Smart City. Por outro lado, o desenvolvimento deste projeto fornecerá os conhecimentos necessários para o estabelecimento de estações de recarga para veículos industriais pesados, tanto a nível nacional quanto internacional.
Este projeto é financiado pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico e Infraestruturas do Governo Basco (Programa HAZITEK) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

COACH2

O projeto COACH2, intitulado "Soluções para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância por estrada através de um sistema de propulsão de célula de combustível", foi financiado pela SPRI no programa HAZITEK 2021.
O objetivo é liderar o mercado de ônibus de longa distância zero emissões, realizando diversas atividades de pesquisa que determinarão as soluções de propulsão, armazenamento e estrutura do veículo. Isso permitirá ao grupo empresarial fabricar um novo ônibus de longa distância com propulsão por célula de combustível de hidrogênio. O projeto é denominado DIGIZITY.

Projeto DIGIZITY

A PESQUISA INDUSTRIAL DE SOLUÇÕES INOVADORAS PARA DESCARBONIZAR, DIGITALIZAR E AUTOMATIZAR O TRANSPORTE URBANO COM ÔNIBUS DE ZERO EMISSÕES.

Projeto financiado pela União Europeia - NextGenerationEU, através da convocatória para o ano de 2021 do Programa de Tecnologia Automotiva Sustentável, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência e do Programa Estatal para Catalizar a Inovação e o Liderança Empresarial do Plano Estatal de Investigação Científica, Técnica e de Inovação 2021-2023, promovido pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI).

  • Parceiros participantes: AVANZA SPAIN, S.L., IDNEO TECHNOLOGIES, S.A., INTERNACIONAL HISPACOLD, S.A., IRIZAR, S.COOP., JEMA ENERGY, S.A. y TELNET REDES INTELIGENTES, S.A.
  • Entidades de Pesquisa: ITAINNOVA – Instituto Tecnológico de Aragón, Fundación TECNALIA Research & Innovation y CTAG – Centro Tecnolóxico de Automoción de Galicia.

Projeto LONGRUN

A Irizar está envolvida, juntamente com outras empresas de renome, no projeto LONGRUN, que se concentra em ônibus e caminhões de longa distância. As inovações estão sendo desenvolvidas nas áreas de propulsão eletro-híbrida, motores e sistemas de pós-tratamento para combustíveis alternativos e renováveis, motores elétricos, sistemas auxiliares inteligentes, geração e armazenamento de energia de fontes renováveis e eletrônica de potência.

Este projeto é financiado pelo Programa-Marco  Horizonte 2020 (H2020) da União Europeia para pesquisa e inovação. A missão principal do LONGRUN é reduzir as emissões de CO₂ no setor de transporte pesado e contribuir com resultados tangíveis para a revisão das normas de emissões de CO₂ pela Comissão Europeia neste setor a partir de 2022.

Projeto H2Truck

Projeto H2Truck: "INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO VEÍCULO PESADO PARA APLICAÇÕES DE SERVIÇO URBANO COM TECNOLOGIA HÍBRIDA BATERIA - CÉLULA DE COMBUSTÍVEL ALIMENTADA POR HIDROGÊNIO (H2TRUCK)", com o objetivo de fabricar um protótipo de compactador de resíduos sobre um chassi-plataforma de grande tonelagem com propulsão 100% elétrica alimentada por um sistema híbrido de célula de combustível de hidrogênio e bateria de íon-lítio, totalmente respeitoso com o meio ambiente. Além disso, será desenvolvida uma estação móvel de compressão de hidrogênio que permitirá ao veículo protótipo reabastecer em qualquer lugar e, portanto, poderá operar e ser testado em qualquer localização.

Este projeto foi subsidiado pelo Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) e apoiado pelo Ministério da Ciência e Inovação, no âmbito da convocatória do ano de 2021 do Programa de Tecnologia Automotiva Sustentável, no contexto do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência da Espanha, financiado pela União Europeia.

Projeto GEN3

O projeto GEN3, intitulado "Novo sistema de propulsão altamente eficiente e respeitoso com o meio ambiente", foi financiado pela SPRI nos programas HAZITEK 2021 e 2022.

O objetivo do projeto é obter um modelo de ônibus muito mais sustentável, responsável por emissões diretas e indiretas de CO2 reduzidas, resultando em uma redução de consumo em torno de 8%, bem como uma diminuição do TCO (Custo Total de Propriedade, em inglês "Total Cost Ownership").

Projeto CIBERBUS

O projeto CIBERBUS, intitulado "DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PARA FABRICAÇÃO DAS NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS E MICRO-ÔNIBUS CIBERSEGUROS", foi financiado pela SPRI no programa HAZITEK 2022.

O objetivo do projeto é minimizar os riscos de ciberataques tanto nos processos internos de fabricação do grupo empresarial quanto em seus produtos (ônibus e micro-ônibus), desenvolvendo diferentes ferramentas que lhes permitam reduzir as possibilidades de sofrer ataques cibernéticos, bem como mitigá-los caso ocorram.

Projeto HYSTORENEW

Este projeto foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a investigação de qualidade.